Para essa receita de Bolo de Chocolate Sem Glúten usamos apenas uma tigela e um batedor de arame, então fique tranquila se você ainda não tiver experiencia na cozinha.
Vai bem no café da manhã, no chá da tarde ou no piquenique na criançada.
Ingredientes para a massa do bolo
210 gramas (1 xícara + 3/4 xícara) de farinha de arroz branca ou integral
360 gramas (2 xícaras) de açúcar branco
240 gramas (1 xícara) de leite ou leite vegetal sem açúcar
4 ovos
170 gramas (3/4 xícara) de óleo vegetal neutro
50 gramas (1/2 xícara) de cacau em pó natural/comum
15 gramas (1 colher de sopa) de fermento em pó químico
1,5 grama (1/4 colher de chá) de sal
Ingredientes para untar a forma
16 gramas (2 colheres de sopa) de cacau em pó
15 gramas (1 colher de sopa) de manteiga
INSTRUÇÕES DE PREPARO
- Pré-aqueça o forno a 180ºC
- Deixe a forma untada com a manteiga e o cacau em pó
- Misture os ingredientes secos
- Peneire em uma tigela media a farinha de arroz, cacau em pó e o fermento químico. Reserve.
- Em uma tigela grande ou no liquidificador, adicione o açúcar, o leite, os ovos, o óleo e o sal. Bata até dissolver todo o açúcar.
- Misture tudo adicionando gradualmente os ingredientes secos na emulsão. Mexa levemente até sentir uma massa lisa.
- Espalhe a massa na forma untada e leve ao forno preaquecido em 180°C por 50 minutos. O tempo pode variar conforme o forno.
- A massa crua não pode ultrapassar 2/3 da forma, pois ela irá crescer.
- Para saber se está assado, faça o teste do garfo. Espete ele no bolo e se sair limpo é por que está assado.
- Espere esfriar um pouco e desenforme.
- Corte para servir
Rende cerca de 1,2 kg de bolo
O que é o glúten e por que algumas pessoas evitam?

O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. Ele é responsável por dar elasticidade e consistência aos alimentos que contêm esses grãos, como pães, massas e bolos.
Apesar de ser uma proteína natural, algumas pessoas optam por evitar o consumo de glúten por motivos de saúde. Outras pessoas tem sensibilidade ao glúten, o que significa que a proteína causa desconforto digestivo ou outros sintomas, mas não chega a danificar o intestino.
Quais alimentos contêm glúten?
Além dos grãos mencionados acima, o glúten também pode ser encontrado em alimentos processados que contêm esses grãos, como biscoitos, bolachas, cereais matinais e alimentos fritos que são revestidos com farinha de trigo.
Felizmente, existem muitas opções de alimentos sem glúten disponíveis hoje em dia, incluindo pães, massas, bolos e biscoitos sem glúten. Frutas, legumes, carnes, peixes e laticínios também são naturalmente isentos de glúten e podem ser incluídos em uma dieta sem glúten saudável e equilibrada.
Curiosidades do glúten
Origem do nome
O termo “glúten” vem do latim “glutinum”, que significa “cola”. Isso ocorre porque o glúten é responsável por dar a elasticidade e coesão aos alimentos que contêm trigo, centeio e cevada.
Apenas para humanos
Ao contrário da maioria das proteínas alimentares, o glúten não é digerido completamente no intestino delgado. Por isso, o glúten só pode ser digerido por humanos e outros primatas, e não por animais como cães e gatos.
Usos não alimentares
Usa-se o glúten também em outras áreas além da alimentação. Por exemplo, pode ser encontrado em produtos de beleza, como xampus e cremes, e em produtos farmacêuticos, como medicamentos em cápsulas.
Glúten no vinho
Alguns vinhos podem conter traços de glúten, principalmente se forem envelhecidos em barris que foram vedados com pasta de trigo. No entanto, a quantidade de glúten no vinho é geralmente muito pequena e não deve ser um problema para a maioria das pessoas.
Glúten na cerveja
A cerveja tradicionalmente é feita com cevada ou trigo, que contém glúten. No entanto, hoje em dia existem muitas cervejas sem glúten disponíveis no mercado, feitas com grãos alternativos como milho, arroz e sorgo.
Embora algumas pessoas precisem evitar o glúten por motivos de saúde, a maioria das pessoas pode consumir alimentos que contêm a proteína sem nenhum problema. Para aqueles que precisam evitar o glúten, é importante ter em mente que existem muitas opções de alimentos sem glúten disponíveis e que uma dieta sem glúten pode ser tão saborosa e saudável quanto qualquer outra dieta. No entanto, é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas na dieta.
Gostou dessa matéria? Veja mais nos links abaixo
Salada mediterrânea com quinoa e seus benefícios
Deliciosa receita de Brownie de banana
Os benefícios da abóbora e uma deliciosa receita de quibe de abóbora