Serotonina – O hormônio da felicidade – Existem 4 substâncias em nosso corpo que estão diretamente relacionadas à nossa saúde. Nós os chamamos de quarteto da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
Muitos endocrinologistas, biólogos e neurocientistas analisam essas substâncias químicas em nossos corpos porque elas são responsáveis por nos deixar felizes e entusiasmados.
Neste artigo, você aprenderá tudo sobre a serotonina e o papel que ela desempenha em nosso humor:
O que é serotonina?
A serotonina é um hormônio neurotransmissor. Ou seja, ele se comunica entre as células nervosas. Afinal, os neurotransmissores são os “mensageiros” do sistema nervoso.
Se os níveis forem adequados, você ficará feliz, de bom humor, dormirá bem, comerá bem e, mais importante ainda, suas funções cognitivas básicas estarão em dia.
A serotonina é produzida em dois locais do nosso corpo: o intestino e o cérebro. No entanto, 95% da serotonina é produzida no intestino através do sistema nervoso entérico e apenas 5% é produzida no cérebro.
Para que serve a serotonina?
Serotonina – O hormônio da felicidade – Se essa transmissão acontecer de forma ruim, então é natural que a pessoa se sinta irritado, mal-humorado, ansioso, impaciente, irritável, chore com facilidade, etc. Portanto, aumentando a qualidade da entrega e a concentração de serotonina, isso pode ser mitigado.
Desse modo, este produto químico funciona em todo o corpo, regulando a digestão, o movimento e a função sanguínea, além do humor.
* regulação emocional
No cérebro, essa substância pode regular a ansiedade, aumentar a sensação de bem-estar e melhorar o humor. Assim, receber uma massagem de alguém, ficar no sol, ouvir uma música e se exercitar são pequenas ações que podem levar à liberação de hormônios do prazer.
* controle intestinal
A maior parte da serotonina é encontrada na mucosa intestinal e controla os movimentos intestinais, a conhecida junção intestino-cérebro.
* regulação do sono
O sono é controlado por dois hormônios: a melatonina (o hormônio do sono) e a serotonina. Para atingir os níveis mais profundos de sono, uma pessoa deve ter baixos níveis de serotonina. Além disso, se isso não acontecer, as pessoas ficam ansiosas e irritadas durante o sono.
* regulação de náuseas
Uma das funções digestivas que a serotonina regula é a náusea, já que a serotonina atua na área do cérebro responsável por controlar a náusea. Desta forma, elimina outras substâncias tóxicas no intestino.
* coagulação
Uma das funções da serotonina é a vasoconstrição, a redução do diâmetro dos vasos sanguíneos. Desta forma, o hormônio ajuda o sangue a coagular e cicatrizar.
* saúde óssea
Em particular, a pesquisa sobre a relação entre serotonina e osteoporose progrediu. Eles declaram que a serotonina ajuda a formação e densidade óssea, mas quando o hormônio é produzido em excesso, inibe a formação óssea.
* namoro
A propósito, níveis muito altos de serotonina podem causar frigidez. Isso pode acontecer com pessoas que tomam inibidores seletivos da recaptação da serotonina que aumentam os níveis de serotonina e diminuem a libido. Então, para que os hormônios do prazer funcionem, é necessário um equilíbrio.
* enxaqueca
A serotonina tem sido uma das chaves para o tratamento de enxaquecas, dores de cabeça graves e frequentes. Além disso, os medicamentos usados para tratar a dor afetam os receptores de serotonina, explicam os especialistas. Dessa forma, a quantidade de neurotransmissores aumenta e o temperamento do indivíduo também.
Sinais de baixa serotonina
Como mencionado anteriormente, a serotonina é responsável por nos dar sensações de prazer e bom humor. Se ficar desequilibrado, esses sentimentos perdem força, comprometendo a qualidade de vida da pessoa.
Portanto, alguns medicamentos e uma dieta pobre podem causar baixos níveis de serotonina. Da mesma forma, a ingestão insuficiente de vitamina B6, que ajuda a metabolizar proteínas e reduzir a retenção de líquidos, pode afetar a produção hormonal.
Fique atento aos seguintes sinais:
- sempre quer comer;
- aprendendo dificuldades;
- falta de libido;
- mau humor pela manhã;
- flutuações de temperatura;
- problemas de memória e concentração;
- sonolência diurna;
- desejos excessivos de doces e carboidratos.
Causas da Baixa Serotonina
Os níveis desse hormônio podem cair se você comer mal e estiver constantemente em situações estressantes:
- Estresse
Quando uma pessoa está ansiosa ou estressada, o hormônio do estresse cortisol aumenta, causando uma queda significativa na serotonina.
- Má alimentação
Os alimentos são nossa fonte de nutrientes, vitaminas e sais minerais, responsáveis pelas reações químicas do nosso organismo. Portanto, a falta de certos alimentos na dieta pode levar a baixa energia, tristeza, mau humor, distúrbios do sono e perda da libido em um indivíduo.
Desse modo, para manter a boa disposição, não basta ter o corpo descansado e um trabalho e descanso equilibrados. Você tem que comer bem!
Então cuidado! Por exemplo, uma dieta pobre, rica em açúcar e farinha processada, pode alterar a flora intestinal e prejudicar a digestão dos alimentos. Assim, todo o processo tem a ver com o equilíbrio desse hormônio.

Alimentos que Aumentam a Serotonina
Serotonina – O hormônio da felicidade – Os hormônios do humor e do prazer são encontrados em uma variedade de alimentos, especialmente naqueles ricos em triptofano.
Dessa forma, o triptofano é um aminoácido que é convertido em serotonina no sistema nervoso central (SNC). Portanto, você deve manter uma dieta saudável e equilibrada que inclua uma boa fonte de triptofano. Confira esses alimentos:
- carnes magras, como aves e peixes;
- leite e seus derivados;
- feijão e grão de bico;
- amendoim e Castanha do Pará;
- centeio, aveia e grãos integrais;
- chocolate amargo;
- frutas como banana, morango, abacaxi e mamão;
- folhas como agrião, espinafre e rúcula;
- legumes como tomate e abóbora.