Gases intestinais – Conheça as causas e fique livre

Os gases intestinais ou estomacais incomodam demais não é mesmo?! Sensação de barriga inchada, dor debaixo das costelas, agulhadas no peito, desconforto abdominal, arroto mau cheiroso.

Que tal conhecer as causas e mandar este problema embora para bem longe …

Normalmente os sintomas surgem após uma refeição – muito grande ou muito variada – ou porque houve entrada de muito ar durante o período que a pessoa está se alimentando. Isso pode ser uma das causas, principalmente do gás no estômago ou então pelo fato da pessoa ficar muito tempo parada e sentada após ter comido.

Existem alguns alimentos que facilitam a formação de gases intestinais

Ovos, couve-flor, brócolis, alho cebola, repolho, batata doce, feijões, ervilha, lentilha, soja, rabanete, berinjela, germe de trigo, adoçantes, principalmente o orbital, frutas de sobremesa – principalmente se a fruta for ácida – porque ela não vai combinar com nada ali na hora da refeição.

Outros fatores para formação os Gases intestinais

Um outro fator bem diferente da alimentação que pode provocar os gases intestinais é a ansiedade, ela também acelera o trânsito intestinal levando os alimentos mal digeridos para o colo favorecendo o crescimento de bactérias ruins que provocam a fermentação.

Quando os gases acumulam no estômago geralmente eles causam sensação de estômago inchado, arrotos frequentes, perda do apetite, queimação na garganta, fisgada no peito, sensação de falta de ar, sensação de peso no estômago, azia e também a o comprometimento do apetite.

Tente

É possível evitar a formação desses gases no estômago como por exemplo, evitar de mascar chicletes, comer mais devagar, evitar ficar falando durante a refeição para não dar entrada de ar no tubo digestivo durante a alimentação.

Inchaço abdominal, barriga dura – que não é músculo – barriga estufada, flatulência que seria os gases escapando com facilidade, prisão de ventre, cólica intestinal. Esses sintomas variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e também com a quantidade de gases que estão presentes ali no sistema digestivo

Gases - Conheça as causas e fique livre
Gases – Conheça as causas e fique livre

Como eliminar

Por outro lado, existem alimentos que ajudam na eliminação dos gases intestinais – tomate, chicória, aspargos. Você pode recorrer também alguns tipos de chás – erva doce, cidreira, gengibre e carqueja. Também ser usado probióticos no caso de ter tomado antibióticos com corticoides.

Eliminar da dieta os alimentos que você tenha intolerância.

Por exemplo:

  • o leite se você tem intolerância à lactose
  • alimentos gordurosos também por causa da dificuldade digestiva
  • não usar sucos principalmente adoçados
  • produtos de panificação, pães, as massas de um modo geral, bolos, tortas.

Mastigue bem os alimentos, ficar tranquilo durante as refeições, não conversar demais. relaxa, mastiga bem os alimentos para facilitar a digestão. A mastigação não vai só evitar os gases, mas também vai melhorar absorção de nutrientes isso vai te deixar mais saudável ainda.

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