Quais são os hábitos mais saudáveis?
Crie Hábitos Saudáveis – Agora que você leu sobre os benefícios de adotar uma rotina saudável do artigo anterior, confira quatro formas de altera-la:
- Nutrição apropriada
- Exercício físico
- Evite álcool e drogas
- Procure atendimento médico regular
Nutrição apropriada
Quanto mais colorido for o seu prato, mais equilibrada será a refeição.
Você provavelmente já ouviu esse ditado, e ele vale para a maioria de nós, pois cores diferentes geralmente representam nutrientes diferentes.
Para compor uma alimentação saudável, vale a pena buscar referências como este modelo, que se baseia como pirâmide alimentar e os oito grupos alimentares.
As refeições completas têm pelo menos representantes de cada nível da pirâmide, pois todas contribuem para a manutenção do corpo. Só muda a quantidade sugerida para cada grupo.
Grãos, pães, raízes e tubérculos, que compõem o primeiro nível da pirâmide, contêm os carboidratos essenciais que são consumidos durante o dia em proporções maiores do que outros alimentos.
O segundo andar é repleto de verduras, frutas e sucos, ricos em fibras e vitaminas.
Acima estão fontes de proteína como soja, carne, leite e derivados ou suplementos alimentares como whey protein.
No quarto nível encontramos os alimentos que contêm muitos lipídios (gorduras e açúcares) e, portanto, são bem pouco consumidos. Crie Hábitos Saudáveis
Prática de exercício físico
Combater um estilo de vida sedentário pode prevenir problemas como obesidade, gordura no sangue alto, fadiga constante, problemas ósseos e musculares e muito mais.
Portanto, a atividade física é uma das principais preocupações de saúde para pessoas de todas as idades.
Como mencionamos acima, pequenos hábitos podem ajudar a melhorar sua saúde, mas superar o sedentarismo dá trabalho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, para serem considerados ativos, os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, enquanto crianças e adolescentes precisam de pelo menos 60 minutos de atividade física por dia.
Evite bebidas alcoólicas e drogas
Essas substâncias têm efeito tóxico no corpo, além do risco de dependência, pois causam uma euforia de curta duração.
Uma vida saudável requer eliminá-los ou evitá-los tanto quanto possível. Crie Hábitos Saudáveis
Visitas médicas regulares
Atualmente, a medicina ocidental introduziu uma abordagem preventiva, com foco na manutenção do corpo e da mente, evitando doenças e proporcionando aos pacientes uma vida mais tranquila.
Essa abordagem significa capacitar os pacientes, que não devem esperar até que desenvolvam sintomas para consultar um médico, mas agendar visitas regulares para garantir a saúde a longo prazo.
Mesmo que esse acompanhamento detecte uma doença, ela será diagnosticada precocemente, aumentando as chances de cura.

9 hábitos saudáveis para incluir em sua vida diariamente
Nas próximas linhas, damos a você 9 ideias para ajudá-lo a começar a desenvolver hábitos saudáveis – ou adicionar algumas ideias à sua rotina.
1. Planeje sua rotina
A incerteza sobre o que fazer e a dimensão dessas tarefas pode gerar ansiedade e dificultar o alcance de metas.
A notícia boa é que essa confusão pode ser trocada pelo planejamento de maneira direta.
Primeiro, reserve alguns minutos para anotar as atividades que você precisa fazer no próximo dia e, em seguida, distribua a relevância delas para determinar quais atividades devem ser feitas primeiro.
2. Beba água
Ingerir água suficiente continua sendo um desafio para muitas pessoas, mas deve ser superado para ter o corpo sempre hidratado, facilitar a digestão e controlar a pressão arterial.
Uma dica fácil para conseguir o hábito de beber água é ter sempre uma porção de água por perto, seja em um copo ou garrafa.
3. Cultive um vínculo emocional
O ser humano é um animal social, por isso construir e manter relacionamentos saudáveis faz bem para o corpo, para a mente e principalmente para as emoções.
Esforce-se para cultivar vínculos de qualidade e cerque-se de pessoas que o façam se sentir realizado e feliz.
Aumente o tempo com a família e amigos, se possível.
4. Desenvolva um hobby
Pode parecer redundante, mas descobrir e investir nos seus hobbies favoritos pode ter um impacto positivo no seu estado emocional e até melhorar o seu humor.
Dependendo do hobby, pode ter o estimulo da memória, função motora, fala e raciocínio, além de aprendizado e potencialização da criatividade.
Afinal, hobbies adicionam novas situações e informações, expandem o repertório – assim poderá criar novos bons hábitos.
5. Faça exercícios físicos
Adquirir o hábito de se exercitar regularmente pode melhorar sua condição física, ajudar a manter seu peso e níveis de gordura e proporcionar uma sensação de bem-estar.
No entanto, estabelecer um hábito de exercício nem sempre é fácil, especialmente se você não gosta de se exercitar ou ir à academia.
Em seguida, procure atividades que lhe interessem, como caminhar, dançar ou artes marciais, para incentivá-lo a cumprir sua programação.
Se puder, acrescente elementos mais prazerosos, caminhar na natureza e treinar com amigos
6. Coma alimentos saudáveis
Ao longo do texto, apresentamos várias opções para ter uma alimentação saudável, pois os alimentos nutrem o corpo.
Não que você precise comer menos sobremesas deliciosas, mas mude para ingredientes que não te façam mal e, em geral, faça uma dieta balanceada.
7. Gerencie o estresse
Um pouco de estresse é natural e nos leva a concluir as tarefas do dia a dia.
Mas muito estresse pode prejudicar o bem-estar, levando a ansiedade, insônia e outros problemas.
Se estiver estressado, tente parar para respirar fundo, meditar por alguns minutos todos os dias ou usar técnicas de atenção plena.
8. Faça uma pausa no trabalho
Ficar sentado ou manter a mesma postura por muito tempo não apenas aumentará a pressão de trabalho, mas também prejudicará a circulação sanguínea, a coluna, os ossos e os músculos.
Por exemplo, tente agendar pausas a cada 30 minutos. Ou seja, reserve um momento para se alongar e relaxar com uma xícara de café.
9. Conheça seus limites
Circunstâncias como trabalho e grupos sociais nos expõem a pessoas com quem não nos sentimos próximos ou com quem não nos sentimos confortáveis. Nessas situações, é importante se comunicar de forma clara e educada.
Porém, se isso não for possível, o melhor a fazer é sair para evitar conflitos inúteis e desnecessários.
Por fim, fique atento também aos sinais que seu corpo e sua mente estão enviando, respeitando os limites de carga horária, estudo e relacionamentos. Crie Hábitos Saudáveis