Saiba tudo sobre esse suplemento e seus 12 principais benefícios
Benefícios da Creatina – A creatina é muito popular entre os fisiculturistas brasileiros devido à sua eficácia comprovada no aumento de força, potência e massa muscular (hipertrofia). Quando aliada a uma boa alimentação e a um programa adequado de exercícios, a substância traz claros benefícios aos treinos, principalmente por seu envolvimento na produção de ATP, fonte de energia utilizada pelos músculos durante exercícios anaeróbicos como musculação, mas também saltos, lançamento de peso e competições de curta distância.
Porém, o que nem todo mundo sabe é que a creatina tem muitas outras funções e benefícios não só para atletas como também para não atletas:
Por exemplo – Benefícios da Creatina
- Melhora a função cerebral, fornece neuroproteção e melhora a memória e a cognição. Além do cérebro usar a creatina como energia, ela também possui propriedades anti-inflamatórias. (Isso torna a creatina um candidato importante para pesquisas sobre a prevenção e tratamento de doenças mentais)
- Melhora a hidratação, levando água para as células do corpo
- Contribui para a redução da inflamação corporal
- Melhora a densidade óssea
- Ajuda na recuperação muscular e na reabilitação de lesões
- Reduz a miostatina (facilita a hipertrofia)
- Reduz o açúcar no sangue
- Produz energia
- Auxilia em dietas com restrição alimentar
- Ajuda na redução da sarcopenia nos idosos, já que tende a diminuir a perda de massa muscular
Portanto, a creatina não é apenas um suplemento para esportistas, ela faz muito mais do que isso (e pode ser usada a qualquer hora, e principalmente diariamente, de preferência creatina monohidratada). Nesse sentido, para adultos saudáveis, recomenda-se de 1 a 5 gramas por dia. Todavia, quanto ao treinamento de resistência, pesquisas recentes sugerem que a suplementação de 0,1 gramas por quilograma de peso corporal é suficiente.
Encontrada em muitos alimentos de origem animal e produzida naturalmente pelo organismo, as maiores reservas de creatina encontram-se nos músculos, na forma livre e na forma de fosfocreatina – fonte de energia do citoplasma.
Aumente o tamanho dos músculos, fique mais forte e melhore o desempenho e a resistência no treino com essa suplementação.
Benefícios da Creatina – A creatina é um composto que nosso corpo pode produzir através do consumo de alimentos de origem animal, como carne e peixe, mas também pode ser suplementada na forma de monohidrato de creatina. Desempenha um papel importante no fortalecimento dos ossos, melhorando o metabolismo e reduzindo a fadiga após o exercício.
Assim, o uso de creatina está altamente correlacionado com aumentos no tamanho e força muscular. Todavia, com a creatina, sua resistência a cargas mais pesadas aumenta, permitindo que você aumente sua carga para obter melhores resultados.
Por fim, a creatina é um dos suplementos mais utilizados por atletas ou por quem busca intensificar seus treinos. No entanto, apresenta outros benefícios para a saúde não necessariamente relacionados à atividade física, incluindo estudos que mostram que esse aminoácido é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Veja 12 Benefícios da Creatina
- Aumenta força
- Creatina na melhora do desempenho nos treinos
- Mais trabalho em menos tempo
- Mais músculo e menos gordura
- Ossos mais fortes
- Acelera a recuperação muscular
- Combate a tristeza
- Melhora o metabolismo
- Melhora a cognição
- Combate a fadiga mental
- Preserva a massa muscular em idosos
- Pode reduzir o risco de doença do coração
Benefícios da Creatina – Mesmo que você consiga obter creatina através dos alimentos, pode não obter creatina suficiente para ver os benefícios. Por isso, a suplementação é uma ótima opção, principalmente se você for vegetariano, pois estudos mostram que a creatina pode melhorar o desempenho físico em até 60% nessas pessoas.
Clique aqui para saber mais sobre suplementação e sua saúde.