Alimentos e suplementos para quem já passou dos 50 anos – Alimentos e suplementos para quem já passou dos 50 anos é realmente uma dúvida muito comum das pessoas que chegam a essa idade ou mais. Precisam ou não suplementar?! Você também tem essa dúvida? Então leia o artigo abaixo …
Todos seres vivos necessitam de nutrientes para ter uma vida saudável e equilibrada e após determinada idade o organismo tem mais dificuldades para metabolizar e absorver os nutrientes e ainda o idoso geralmente come menos, sendo então muitas vezes necessário suplementar, mas é interessante antes sempre tentar pela alimentação normal.
Então presta atenção em alguns dos nutrientes que você precisa dar uma focada para sua alimentação ficar mais saudável nessa fase da vida.

PROTEÍNAS
As proteínas são muito importantes para manter na nossa massa magra e elas são encontradas em vários vegetais, nozes, feijões, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico, soja, vagem, amendoim, cereais, arroz integral, chia, semente de abóbora, girassol, castanha-do-pará, caju, amêndoa, pistache e caso a gente necessite podemos suplementar com clorela e espirulina sempre dando preferência para a alimentação.
FIBRAS
Os alimentos ricos em fibras também são importantes porque ajudam no bom funcionamento do sistema digestório e do nosso intestino. Dessa forma, são extremamente necessárias para melhorar a digestão do trânsito intestinal a produção de serotonina e tudo isso vai proteger o coração.
Por exemplo: Uma dica é você aumentar o consumo de frutas, verduras e hortaliças, que você pode distribuir nas suas três refeições.
FERRO
Temos também o elemento ferro que está presente nas folhas verde-escuras e que é melhor absorvido quando você adiciona o suco de limão na hora de temperar. Isso vai ajudar a evitar as anemias e as fraquezas.
CÁLCIO
O cálcio é um outro mineral muito importante para a manutenção da saúde dos ossos, evita a fraturas. A falta deste compromete até mesmo a vida do coração e também influencia a saúde dos músculos. Assim como, também vai ajudar a proteger o organismo como um todo. Todavia, se for necessário implementar você pode ingerir de 1 a 1,2 gramas mais ou menos por dia um suplemento natural que eu gosto de recomendar são as algas marinhas. Elas são ricas em cálcio. Também nessa linha, nas nozes, no amendoim, Brócolis, aliás todas as folhas verde-escuras são ricas em ferro e também em cálcio.
Acima de tudo, vale também destacar que para melhorar a absorção do cálcio é necessário vitamina D, magnésio, vitamina C. E aliás, a vitamina D, mesmo que você esteja suplementando, é muito importante você expor ao sol porque ele vai acelerar ainda mais a produção, melhorando a imunidade, regula o humor, o sono que são coisas que ficam comprometidos com a idade.
MAGNÉSIO
O magnésio também é necessário, ele é importante não só para a prevenção da osteoporose e também para a manutenção do bem-estar. Nós encontramos magnésio na banana, no espinafre, na lentilha, no abacate, na aveia, e se necessário suplemente.
OMEGA 3
Temos também o ômega 3 que protege o cérebro, favorece a memória, reduz também os níveis elevados de gordura no sangue evitando as doenças do coração, ativa a Imunidade que o idoso tanto precisa para estar sempre protegido das infecções. Nós encontramos na chia, na linhaça, no abacate, na semente de girassol e no azeite.
Alimentos e suplementos para quem já passou dos 50 anos

A suplementação para idosos é recomendada principalmente se alimentação não der conta do recado. Mas antes é preciso avaliar a necessidades através de exames bioquímicos, pois, por combinarem todas as vitaminas e minerais, podem até corrigir deficiências de certas vitaminas, mas causar hipervitaminose de outras.