Alimentos que devem fazer parte da nossa refeição diária

Alimentos que devem fazer parte da nossa refeição diária para ter uma vida mais saudável

Alimentos do dia a dia. Ter uma dieta saudável diariamente é o início de tudo para cuidar de nosso organismo e garantir um estilo de vida mais vigoroso. Afinal, o ditado “você é o que você come” realmente faz todo sentido! Veja, não é difícil fazer uma dieta balanceada que inclua todos os grupos de alimentos mais importantes. Para te ajudar a criar um cardápio bem completo e saboroso, listamos alguns alimentos separados por grupos que você deve ingerir diariamente. Refeições diárias!

Grupo das Leguminosas – Muita proteína por aqui!

O grupo das leguminosas é composto por grãos, aqueles que nascem em vagens, como feijão, ervilha, soja, grão de bico e lentilha. Além de serem incrivelmente saborosos, eles também são ricos em proteínas, ferro, fibras e vitaminas do complexo B. Em outras palavras, eles contêm muitos nutrientes que são muito importantes para sua dieta! Faça pelo menos uma refeição por dia com alimentos desse grupo (melhor se for no almoço) para ter uma nutrição mais completa. Você pode alterar entre esses acima: um dia faça feijão e no outro lentilha, e siga variando. Refeições diárias!

Verduras e legumes – deixam nosso sistema imunológico fortalecido

Todos estamos cansados de ouvir sobre a importância dos vegetais na alimentação. Mas é porque eles são bons para a pele, cabelos, estimulam o sistema imunológico e são baixos em calorias. Dito isso, você pode introduzi-los na dieta em grandes quantidades! As hortaliças mais famosas são a cenoura, o chuchu, a beterraba e a abóbora, e podem ser preparadas de diversas formas. Você pode ralar, ferver na água ou mesmo cru em saladas. O alface e o brócolis também são muito saudáveis, então pode inclui-los em sua dieta! Você pode comer cerca de duas colheres de vegetais nas 2 principais refeições. Refeições diárias!

Folhas verdes escuras – capricham nos antioxidantes

Se há uma coisa que você pode comer com segurança, são os vegetais folhosos verde-escuros. Eles são ricos em vitaminas (A, B, C e K), ferro, potássio, cálcio, fibras e antioxidantes que estimulam o sistema imunológico. A rúcula, agrião, espinafre e a couve fazem tanto sucesso que você pode prepará-los como quiser! Ideal como salada, complementa os legumes e pode ser servido também nas 2 principais refeições diárias.

Frutas – cheias de vitaminas e minerais

A fruta é o melhor alimento para o café da manhã e lanche da tarde. Isso porque eles são cheios de vitaminas e minerais que fazem bem para o corpo em geral, além de serem leves e refrescantes. Especialmente no verão, você pode se deliciar com lanches de sucos e smoothies – feitos de melancia, maracujá, morango, limão, abacaxi ou qualquer fruta que você goste.

Grãos integrais são super nutritivos

Entre os grãos integrais, há toda uma gama de alimentos nutritivos e com grandes benefícios para a saúde: arroz, milho, granola, aveia e trigo, por exemplo. Dentre eles, o arroz é o mais básico, sendo também a alimentação tradicional dos brasileiros. Além disso, fica ainda mais saboroso e nutritivo quando combinado com algumas leguminosas como feijão ou lentilha! Para completar este menu, você também pode inluirr carnes magras – por exemplo, filés de peixe ou frango ficariam deliciosos.

Dica bônus: você pode preparar uma farinha “top” combinando granola sem açúcar, aveia, sementes de chia e uma pitada de canela. Essa combinação saudável é super saborosa e você pode misturar com iogurte ou purê de frutas. Também é recomendável que você experimente diferentes tipos de frutas sempre que possível. Com isso, seu cardápio fica mais completo e você não corre o risco de enjoar com o tempo.

Oleaginosas – para saúde do seu coração

Para alcançar um bom equilíbrio em sua dieta, você também deve incluir nozes e castanhas em sua dieta. São alimentos conhecidos e amados: nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, muito utilizadas em doçaria e outras receitas especiais. Mas, além de deliciosas, também são uma ótima fonte de ômega 3, cálcio, magnésio. Coma duas castanhas-do-Pará por dia. Uma boa ideia é come-las no lanche da tarde.

Refeições diárias
Refeições diárias

Para Refeições diárias e uma alimentação saudável deve priorizar alimentos in natura ou minimamente processados.

Como vimos, a base de uma refeição saudável é a escolha certa dos alimentos e ingredientes. É fundamental evitar ao máximo alimentos ultraprocessados ​​e optar por alimentos em sua forma mais natural, respeitando a região e a época de produção e colheita.

Encontre pequenos produtores em sua área para comprar sua comida. Cozinhe em casa o máximo possível. Você descobrirá que nada é mais gostoso do que comida caseira, exceto que é mais saudável.

Valorize os alimentos que você come porque assim você vai prezar pelo seu corpo e pela sua saúde.

Portanto, reveja seus hábitos alimentares e desenvolva uma relação mais saudável e positiva com a comida. Você vai ganhar disposição, energia, qualidade de vida e, sem dúvida, sabor.

Gostou desse artigo? Veja mais nos link abaixo

Dicas de alimentos para construção muscular

As deliciosas frutas e seus benefícios

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.