Alimentos anti-inflamatórios que precisam fazer parte do seu cardápio
Alimentos Anti-inflamatórios – Como combater a inflamação? Talvez você tenha pensado em dor de garganta e nos anti-inflamatórios que toma para tratá-la.
Mas você sabia que alguns alimentos anti-inflamatórios poderiam estar no seu prato todos os dias para prevenir problemas de saúde? Eles são importantes não apenas para prevenir esses ataques agudos, mas também para prevenir algumas das doenças graves que ocorrem quando nossos corpos são confrontados com a inflamação crônica.
Quer saber que tipo de comida é essa? Então, continue lendo!
Por que é importante combater a inflamação?
Você pode pensar em inflamação como aquela sensação ruim que sente quando está com dor de garganta, dores musculares ou inchaço devido a uma lesão.
No entanto, embora esse desconforto seja causado por inflamação aguda, os pesquisadores estão muito preocupados com outro tipo de inflamação — a inflamação crônica, que parece estar estreitamente relacionada em ser a raiz de muitas doenças bastante graves.
A inflamação é o retorno natural do organismo ao ataque que recebe o sistema imunológico. Ele protege o corpo de bactérias e vírus, remove detritos de nossos corpos e repara tecidos danificados.
Nesse ponto, surge a pergunta: como essa resposta aparentemente positiva do organismo contribui para o desenvolvimento de uma doença que leva, inclusive, à morte?
O que é a inflamação aguda e crônica?
Primeiramente precisamos saber qual a diferença entre as duas e analisar o que acontece dentro do nosso corpo.
A inflamação é um recurso do corpo para atacar infecções, toxinas e lesões por meio do sistema imunológico. Provavelmente, você já deve ter ficado com sintomas de dor, inchaço e vermelhidão. Esses são alguns sintomas externos da inflamação aguda.
Contudo, a parte interna do corpo apresenta outras atividades muito mais complexas.
Existe um aumento do fluxo sanguíneo na área inflamada. Junto com isso, acontece um aumento de plaquetas, mastócitos, células endoteliais e outras que se aglomeram com o intuito de agrupar as células sanguíneas brancas, ou leucócitos.
Essas substancias promovem atividades necessárias no organismo, como a liberação de citocinas, que são substâncias químicas que causam inflamação. O organismo realiza esse processo para curar a inflamação e pode durar dias ou semanas.
A citosina é importante para o corpo, mas quando quebrada pode causar sérios danos. Um aumento descontrolado de citocinas circulantes no corpo pode levar à inflamação dos tecidos.
Esta é uma resposta do sistema imunológico projetada para interromper o dano celular e tecidual e interromper completamente a progressão da doença.
A inflamação crônica ocorre quando não é tratada e coloca seu organismo em constante estado de alerta. Com o tempo, essa reação pode danificar tecidos e órgãos.
Mas o tempo
Com o tempo, esse processo pode cansar o corpo. O sistema imunológico envia células que não conseguem acompanhar a demanda.
Ou seja, à medida que envelhecemos, as células tornam-se menos eficazes em conter qualquer dano, de modo que se torna mais dependente do envio de produtos químicos para interromper a inflamação.
Todo esse processo aumenta o número de vasos sanguíneos danificados, acumula gordura, leva ao excesso de peso e a outras lesões e leva ao aumento da placa nas artérias e no cérebro.
A inflamação crônica é considerada o assassino silencioso. Inconscientemente, o corpo produz essa resposta quando é submetido ou ameaçado. A transição da inflamação aguda para crônica depende do momento e da extensão do abuso.
O que torna a inflamação crônica tão silenciosa é que ela pode se espalhar por todo o corpo sem sintomas até se tornar extremamente grave.
Alimentos que causam inflamação
É hora de parar e analisar sua dieta e fazer escolhas melhores sobre o que está em seu cardápio. Alguns destes contribuem e suportam a inflamação crônica, como aqueles ricos em açúcar e gordura saturada, como carne e laticínios.
Para evitar a inflamação, fique longe de alimentos processados e refinados, alimentos que contenham gorduras trans, glúten e álcool.
Alimentos anti-inflamatórios
Diante de tantos danos causados pela inflamação crônica ao organismo, como superá-la?
Enquanto alguns alimentos são os vilões da inflamação, outros podem manter seu corpo disposto e saudável do processo inflamatório. Conheça os principais!
Fruta vermelha
Aposte nas frutas vermelhas. Eles são ricos em antioxidantes, por isso ajudam a eliminar substâncias que causam danos às células. Além de combater doenças, são poderosos aliados na luta contra o envelhecimento.
Dessa forma, estudos mostram que comer três porções de frutas vermelhas por semana pode ajudar a diminuir suas chances de doenças graves. Portanto, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, também protegem contra doenças do coração.
Frutas cítricas e sementes
Todavia, além dessas frutas acima, as frutas cítricas também são ótimas por suas propriedades anti-inflamatórias. Outros alimentos relevantes neste regime são as sementes que contêm ômega-3, como sementes de linhaça, sementes de chia e sementes de gergelim.
A fibra da casca da linhaça, além de ser uma poderosa aliada na perda de peso, também pode controlar os níveis de açúcar no sangue.
A linhaça não altera o sabor dos alimentos. Você pode adicionar as sementes a saladas, cereais e até sucos e smoothies.
As sementes de chia também são uma boa pedida para ajudar a imunidade a prevenir doenças e é um poderoso aliado na perda de peso. Uma ótima forma de servir é como pudim de chia com frutas.
O gergelim é um forte antioxidante e uma fonte de vitaminas e proteínas. Disponível nas formas inteira e triturada, também pode ser adicionado a saladas, molhos e sucos.
Vegetais
Escolha também vegetais que ajudam a combater a inflamação, como couve, brócolis, repolho, cebola e tomate. Ao equilibrar o pH do corpo, eles reduzem a acidez, o que reduz o risco de inflamação.

Abacate
Comer abacate pode ajudar a baixar a pressão arterial, remover a gordura do sangue e ser bom para o coração. As propriedades anti-inflamatórias são as propriedades mais valiosas desta fruta. Use abacates para reduzir a inflamação e a dor do dia a dia.
Esses alimentos anti-inflamatórios estão no seu cardápio? Inclua algum deles na sua próxima refeição! Faça um prato bonito com mais alimentos naturais e menos alimentos industrializados. É uma ótima maneira de comer bem e evitar inflamações.